Candidatos poderão se inscrever até a próxima sexta-feira
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 foram abertas nesta terça-feira (15), na página oficial do programa. O processo leva em conta as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para selecionar alunos que irão estudar em instituições públicas. As inscrições dos candidatos seguem até a próxima sexta-feira (18).
Para que possa concorrer às vagas, o candidato precisa, além de ter feito o Enem, ter tirado nota superior a zero na redação. O concorrente ao Sisu também não pode ter feito o Enem como “treineiro”, como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio. No dia 9 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.
A inscrição para o curso desejado é feita exclusivamente pela internet, sem a cobrança de taxa. O sistema fica aberto de forma ininterrupta durante o período de inscrição e é permitido ao candidato, durante o período de inscrição, mudar as suas opções de curso quantas vezes julgar conveniente. Apenas será considerada válida a última inscrição confirmada.
Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. Ao final, os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, aplicados os chamados “pesos”, que são os multiplicadores determinados para cada área de competência da prova de acordo com as regras da vaga ofertada.
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa concluir seu login clicando no botão “Entrar com gov.br”, disponível na página do Sisu. É preciso, no entanto, ficar atento aos documentos exigidos pelas instituições para efetivar a matrícula, em caso de aprovação. Essa informação ficará disponível no sistema no momento de sua inscrição.
Neste ano, o resultado da chamada única, considerada a primeira chamada do Sisu, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, com a matrícula e o registro acadêmico ocorrendo entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março. A manifestação do interesse na lista de espera, por sua vez, ocorrerá entre 22 de fevereiro e 8 de março, com resultados divulgados a partir de 10 de março.
Fonte: pleno.news