Geração millennial se destaca em consumo de cursos online, diz pesquisa

Busca visa transição de carreira e aumento de renda

Criados em meio ao avanço tecnológico, os chamados millennials, nascidos entre 1981 e 1995, estão usando a tecnologia a favor do conhecimento. Pelo menos é o que mostra pesquisa da Hotmart divulgada na última semana de novembro que traçou o perfil dos consumidores de cursos online no país.

A pesquisa concluiu que a geração millennial, também conhecida por geração Y, recorre aos cursos a distância e de curta duração com vista à transição de carreira e ao aumento na renda. Os principais temas de interesse desse público, segundo o levantamento, estão relacionados às áreas de finanças e negócios, marketing e vendas, carreira e desenvolvimento pessoal.

Para 93% dos entrevistados, os cursos os ajudaram ou estão ajudando na transição de carreira. Nesse contexto, 38% dizem querer aumentar a renda ou o salário como a principal motivação. Já 35% afirmaram que desejam gerar renda extra. Para 15% a busca foi por mudanças na área de atuação e para 9% o foco era mesmo trocar de carreira. Já aqueles que procuraram um curso online para ter mais conhecimento sobre um novo assunto ou tema somaram 44%.

Ainda conforme a pesquisa, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que haviam atingido total ou parcialmente seus objetivos, enquanto cerca de 68% responderam que foi possível alcançar pelo menos em parte os objetivos financeiros que os tinham levado a estudar. Um dado animador: cerca de metade dos entrevistados declarou que sua renda aumentou depois de fazer o curso.

Dos consumidores de cursos na internet, dois terços são mulheres. Entre elas, a faixa etária predominante é dos 25 aos 34 anos. Em relação à condição financeira, pessoas das classes B e C são as que mais se destacam entre os consumidores, representando 80% do total. Desses, pelo menos 72% têm ensino superior completo, segundo dados da pesquisa.

O empreendedor Victor Nogueira, 32 anos, que trabalha como copywriter e search engine optimization (SEO), gosta de consumir cursos na internet sobre marketing, tecnologia e investimentos com o intuito de se aprimorar para expandir seu negócio. Victor tem assinaturas vitalícias de cursos que ele considera importantes nas áreas de marketing e negócios. Ele prefere pagar pelos conteúdos, acreditando receber uma entrega de valor e com direito a certificado. “Eu me motivo a buscar aprendizado na internet por causa da flexibilidade que o ambiente digital proporciona. Afinal, isso me possibilita consumir conteúdo em qualquer lugar e horário”, explica.

Para a vice-presidente de marketing da Hotmart, Nathalia Cavalieri, o mercado dos cursos online tem ganhado cada vez mais relevância, sobretudo durante a pandemia. “Como a necessidade do isolamento social fez com que as pessoas e empresas se adaptassem aos eventos, trabalhos e reuniões online, isso se estendeu também à área da educação”, destaca.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil.

 Noticia do site : https://noticias.r7.com/educacao/geracao-millennial-se-destaca-em-consumo-de-cursos-online-diz-pesquisa-07122021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.