FORMAMOS A IGREJA VIVA

Pe. Uilian Aparecido de Oliveira, Administrador da Região Pastoral Santo Expedito

A Igreja Católica se articula e se organiza para melhor servir o povo de Deus, e, no desejo de estar presente na realidade do povo, é que as paróquias são criadas, além de uma de instituição de organização religiosa, a paróquia é também uma forma de organização da sociedade. No documento conciliar sobre a Liturgia, afirma-se: “Como nem sempre e em todos os lugares o Bispo, em sua Igreja, pode estar pessoalmente à frente do rebanho todo, deve necessariamente organizar comunidades de fiéis. Entre elas sobressaem as paróquias, confiadas a um pastor local (o pároco), que as governe, fazendo as vezes do bispo: pois de algum modo eles representam a Igreja visível estabelecida por toda a terra” (SC, n. 42). Nesta citação, encontramos expressa a necessidade das paróquias de serem instâncias de organização social e também a comunhão da Igreja universal.

O documento do Concílio Vaticano II ApostolicamActuositatem afirma: “A paróquia apresenta um exemplo luminoso do apostolado comunitário, congregando num todo as diversas diferenças humanas que encontra e inserindo-as na universalidade da Igreja” (n.10). Pela vivência paroquial, somos estimulados a nos unirmos na diversidade, em vista do agir comunitário. Fortalecendo assim a paróquia no objetivo de tornar-se escola de comunhão, a partir de uma prática pastoral que congrega as mais diversas forças evangelizadoras.

Com o crescimento da cidade de Jales e o desenvolvimento das comunidades pertencentes à Catedral Diocesana e no desejo de uma melhor organização, será criada a Paróquia Santo Expedito. Terá uma importância significativa para este município, pois, como sabemos, Santo Expedito é o padroeiro do Município de Jales.

A missão que a Igreja assume e prove é dada por Cristo: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,19-20). A Igreja é, por essência, missionária; e a paróquia é uma forma de organização religiosa e social, promotora e defensora da vida e da dignidade humana, que busca formar e capacitar os cristãos na construção do Reino de Deus, gerando ambientes de fraternidade e de paz.

Portanto, como sabemos a Igreja se desenvolve, cresce e assume a missão dada por Cristo de edificar e construir o Reino de Deus, e a Paróquia é a via que encontramos para experimentar de uma forma encarnada na realidade a universalidade da Igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *