Capes investe em bolsas para auxiliar no combate ao novo coronavírus

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai investir em ações para ajudar no combate ao novo coronavírus. A primeira ação da Capes é o lançamento do Programa de Combate a Epidemias, que vai investir em bolsas nas áreas de saúde, biologia e exatas.

“Nossa preocupação foi apresentar ações estratégicas que permitissem que cientistas de várias áreas pudessem dar contribuições significativas, aproveitando o potencial da universidade brasileira”, ressaltou Benedito Aguiar, presidente da Capes. “Embora o foco seja para agora, o conhecimento científico que será desenvolvido servirá para outras situações de endemias, epidemias e problemas semelhantes”, explicou.

O programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas. Na etapa inicial, durante a primeira ação emergencial, foram concedidas 850 bolsas para a área de Saúde e 300 para os cursos de Exatas, Engenharias, Tecnologias e Multidisciplinares, como ações emergenciais de concessão imediata de bolsas, totalizando 1.150 benefícios.

Também faz parte desta fase o edital nº 09/2020, que se encontra aberto e concederá 900 bolsas e R$ 345 mil de custeio para cada um dos até 30 projetos escolhidos. Já a segunda etapa completa o Programa com mais 550 bolsas e R$ 200 mil em custeio para cada um dos 57 projetos a serem selecionados.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes do três editais:

– CAPES – Epidemias – Edital nº 09/2020

– CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital nº 11/2020

– CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020

Com informações da Capes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *