O município de São Francisco-SP, ressalta a importância de priorizar o Ensino Infantil construindo uma visão sistêmica e de longo prazo, que paute os avanços educacionais. O diretor do Departamento de Educação, Luciano F. Giacometi, juntamente com sua equipe gestora, tem oferecido cursos de capacitação, formação continuada e pós-graduação (lato -sensu), para ampliar os conhecimentos e metodologias de ensino dos professores da rede.
O município conta com o sistema de ensino apostilado da Netbil, materiais didáticos diversos; jogos educativos, multimídia, biblioteca com acervo de excelente qualidade, e a grande novidade: tablets com disponibilidade para cada aluno, com jogos educativos de acordo com a faixa etária da criança. O pesquisador da USP, José Moran (2007, p. 07) ressalta que : “jogos e as aulas roteirizadas com a linguagem de jogos (gamificação) estão cada vez mais presentes na escola e são estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real”.
Deste modo, o uso da gamificação na educação além de ser desafiador e levar ao conhecimento, também desenvolve uma conjuntura de aprendizagens mediada pelo desafio, prazer e entretenimento, promove o engajamento dos alunos, pois usa uma linguagem familiar e inovadora.
Nesta mesma perspectiva, Rogers (1974) relata que a aprendizagem significativa está ligada à qualidade do ensino, que visa suprir o aluno individual, emocional ou socialmente. Dessa forma o uso das tecnologias de ensino e jogos tem contribuído para as novas aprendizagens dos alunos. Não se trata apenas de brincar, mas do brincar com a mediação e intervenções dos professores.
Desta maneira, é possível constatar, que a EMEIF de São Francisco, vem avançando significativamente no processo de ensino e aprendizagem. Alunos, professores, família e gestores, estão engajados em um trabalho de cooperação e diálogo. O objetivo é priorizar o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos alcançando assim uma educação de qualidade.